Início > Artigos > SBMFC fala sobre câncer de pele, mama e colo do útero no Dia Internacional da Mulher

SBMFC fala sobre câncer de pele, mama e colo do útero no Dia Internacional da Mulher


Segundo a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) vão ocorrer mais de 480 mil novos casos de câncer este ano, sendo mais de 250 mil em mulheres. Os tumores mais incidentes para este público são os tumores de pele não-melanoma (60 mil novos casos), mama (49 mil), colo de útero (18 mil), cólon e reto (15 mil) e pulmão (10 mil). O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Dr. Gustavo Gusso, afirma que as doenças podem ser evitadas com visitas regulares ao médico e adotando as medidas necessárias de prevenção. “O câncer de mama é o mais temido devido aos efeitos psicológicos que afetam a sexualidade e a imagem pessoal. No Brasil, ele é o que mais causa mortes entre as mulheres”.

Números do INCA

Câncer de pele: O número de casos novos de câncer de pele não-melanoma estimado para o Brasil é de 60.440 nas mulheres em 2010. Esses valores correspondem a um risco estimado de 61 a cada 100 mil mulheres. O câncer de pele não-melanoma em mulheres é o mais frequente nas regiões Sul (87/100.000), Centro-Oeste (66/100.000), Nordeste (61/100.000) e Norte (28/100.000). Na Região Sudeste (56/100.000) é o segundo mais incidente.

Mama: O risco estimado de câncer de mama entre as brasileiras é de 49 casos a cada 100 mil mulheres. Na Região Sudeste, esse é o tipo mais incidente (65 casos novos por 100 mil mulheres). Sem considerar os tumores de pele não-melanoma, o câncer de mama também será o mais frequente nas mulheres das regiões Sul (64/100.000), Centro-Oeste (38/100.000) e Nordeste (30/100.000).

Colo do útero: São esperados 18.430 casos de câncer de colo do útero no Brasil em 2010, com risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, é o mais incidente na Região Norte, com risco de 23 casos a cada 100 mil mulheres. Nas regiões Centro-Oeste (20/100.000) e Nordeste (18/100.000), ocupa a segunda posição e nas regiões Sul  e Sudeste, a terceira.

Sobre as doenças

No caso de câncer de mama, o sintoma principal do câncer palpável é o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos na axila. O presidente da SBMFC não indica o auto-exame das mamas e sim a realização dos exames de rotina como a mamografia dos 50 aos 69 anos com frequência mínima de dois anos. O histórico familiar e a idade são fatores que podem ocasionar o câncer.

O Brasil registra seis vezes mais mortes por câncer do colo uterino do que os países desenvolvidos como a Inglaterra e os Estados Unidos. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 9 mil brasileiras morrem por ano vítimas do tumor. Vários são os fatores de risco como fatores sociais, má higiene, uso prolongado de contraceptivos orais, atividade sexual precoce, gravidez antes dos 18 anos, fumo, infecção pelos vírus HPV e HSV, vida sexual ativa com vários parceiros. “O vírus HPV, por exemplo, está presente em 94% dos casos de câncer de colo do útero. O exame preventivo, o papanicolaou, deve ser feito anualmente”, orienta Gusso.

câncer de pele é o tipo mais comum. Em 90% dos casos estão relacionados à exposição excessiva ao sol. Por ser visível pode ser diagnosticado e tratado em fase precoce, o que torna a cura possível na maioria dos casos. “Ferida sem causa aparente que não cicatriza; pinta ou sinal de nascença que sofreu alteração no tamanho, cor e aspecto, acompanhado de coceira, dor ou sangramento, são os sintomas que o paciente pode ficar atento. Os fatores de risco não são a causa do problema, mas aumentam as chances da pessoa desenvolver a doença. A hereditariedade, a exposição inadequada ao sol, peles claras com grande quantidade de sardas ou pintas, entre outros podem ocasionar a doença”, diz o presidente.

About these ads
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: