Início > Release > 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica


O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), ocorrerá no Palácio das Convenções Anhembi, em São Paulo.

A cidade de São Paulo vai sediar, de 16 a 18 de outubro de 2009, o 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), ocorrerá no Palácio das Convenções Anhembi, em São Paulo.

A décima edição do Congresso comemorará os 20 anos da SBCM. De acordo com o presidente da entidade, Antonio Carlos Lopes, o evento será em São Paulo porque esta é a cidade sede da SBCM desde sua fundação.

O tema central do evento é a Doença de Chagas. Em 2009 faz também 100 anos que o médico brasileiro Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas descreveu o agente etiológico, o transmissor e o modo de propagação da doença.

Cursos
O congresso terá a segunda edição do Curso de Simulação em Medicina de Urgênca (SimUrgen) e do Curso de Medicina Ambulatorial, além de uma reedição do Curso de Atualização, focado no concurso para obtenção de Título de Especialista.

Destinado aos clínicos que atuam em pronto-socorros, UTIs e aos demais médicos interessados em reciclar os conhecimentos nesta área, o SimUrgen teve vagas esgotadas na primeira edição e foi muito elogiado pelos participantes. O objetivo é promover treinamento em procedimentos e situações comuns nos atendimentos de urgência, inclusive com simulação prática.

O Curso de Medicina Ambulatorial, que teve participantes de todo o país no último ano, aborda a medicina do dia-a-dia “desospitalizada”, valorizando o que há de novo para a atualização médica, com a participação de quem exerce a profissão e respeitando o paradigma de que “Medicina se aprende ao lado de quem sabe”. A coordenação é do diretor do Departamento de Medicina da Santa Casa de São Paulo, professor Carlos Alberto da Conceição Lima.

Valorização do clínico
Criada em 1989, a SBCM mostrou à comunidade médica que os princípios da Clínica Médica são inerentes à profissão. “Valorização profissional, educacional, prioridade ao humanismo e à relação médico-paciente nunca podem ser deixados de lado, e são as principais bandeiras da SBCM”, afirma o presidente da entidade.

Filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e reconhecida pelo American College of Physicians, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica tem uma história de reconhecimento, crescimento e expansão. Hoje ela é representada em 18 estados e conta com mais de 12 mil sócios em todo o país. A SBCM é a entidade credenciada pela AMB e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para realizar as provas para obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica e do Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência. Seus congressos reúnem uma média de público de cinco mil participantes.

Uma recente conquista da SBCM foi a criação de mais duas áreas de atuação ligadas à Clínica Médica: Medicina Aeroespacial e Perícia Médica. As novas áreas foram reconhecidas pelo CFM e se tornaram capítulos na SBCM. Outra grande conquista da SBCM é a alteração da residência médica. Atualmente são obrigatórios dois anos de residência em Clínica Médica para o médico poder ingressar em outra especialidade da área clínica, com exceção da infectologia. “Certamente, esta é uma das mais importantes contribuições da SBCM aos médicos brasileiros”, avalia Lopes.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: