Início > Artigos, Release > 20/10, Dia Mundial da Osteoporose

20/10, Dia Mundial da Osteoporose


A Conexão Médica, em apoio à SBEM/SP – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional São Paulo, divulga campanha de esclarecimento à população.


Logo_sbem

São 2 pontos importantes:

O primeiro deles é que cerca de 15% dos homens tem osteoporose e não é diagnosticada, além disso, a mortalidade até 6 meses depois de uma fratura de quadril atinge aproximadamente 23% dos indivíduos e a probabilidade de o homem morrer após fratura no quadril é maior do que a mulher. Mas é necessário deixar claro que “não é da fratura em si que o indivíduo morre e sim porque ele fica acamado, tem trombose, pneumonia, e outras complicações. A fratura desencadeia uma série de problemas de saúde que acaba levando a morte”, explica a Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente da SBEM/SP. No universo masculino, o grupo de risco para a osteoporose é de homens acima de 70 anos. Geralmente, reage pior quando há fratura do quadril, por estar com a saúde mais frágil do que as mulheres dessa mesma faixa etária.

O segundo ponto a ser destacado diz respeito à carência de vitamina D no organismo, principalmente do brasileiro que vive nos grandes centros, tem origem nas mudanças de hábitos e de costumes. Os moradores dos grandes centros urbanos não têm mais o hábito de tomar sol e é por meio dos raios solares que o organismo produz naturalmente a vitamina D. A Dra. Marise aponta que O Brasil precisa criar um medicamento para suprir a deficiência da vitamina D na população.  A falta dessa vitamina no organismo prejudica a saúde, principalmente de idosos. Sem ela, essa parcela da população está sujeita à perda de força muscular, das funções nos ossos e a diminuição do aproveitamento do cálcio que existem nos alimentos.  De acordo com um estudo realizado em São Paulo pela Escola Paulista de Medicina, 40% da população acima de 65 anos sofrem com a carência de vitamina D.

A especialista alerta que é importante prevenir as doenças com uma dieta rica em cálcio, ingestão de vitamina D, exercícios físicos para fortalecer os ossos, abolir o consumo excessivo do álcool e o cigarro e fazer exames preventivos.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: