Início > Artigos > Por Que Estas Dietas Não Funcionam?

Por Que Estas Dietas Não Funcionam?


Entrevista com nutricionista e endocrinologista do Citen

 Dietas focadas em alguns alimentos ou grupo de alimento específico. (Dieta da Sopa, Dieta do Tipo sanguíneo, Dieta do Dr. Atkins)

Dra. Amanda Epifânio, nutricionista do Citen: são monótonas e impossíveis de serem mantidas a longo prazo.

Dra. Ellen Paiva, endocrinologista do Citen: não leva em consideração as preferências alimentares dos pacientes. Impedem o consumo de alimentos fundamentais à saúde, sem nenhuma base científica.

 Dietas de desintoxicação

Dra. Amanda Epifânio, nutricionista do Citen: as pessoas não se intoxicam com os alimentos, a menos que esses alimentos estejam contaminados.

Dra. Ellen Paiva, endocrinologista do Citen: a adesão a essas dietas causa riscos à saúde porque a desidratação grave provocada por elas pode ser erroneamente interpretada como perda de peso. As pessoas recuperam todo o “peso perdido”, assim que alcançam um nível de hidratação adequado.

 Dietas com alimentos mágicos (o uso de suplementos, enzimas, shakes)

Dra. Amanda Epifânio, nutricionista do Citen: na perda de peso não existe magia e sim um processo consciente de readequação dos alimentos em relação ao gasto calórico.

Dra. Ellen Paiva, endocrinologista do Citen: o uso desses artifícios não interfere em nenhuma etapa do emagrecimento. Os suplementos comprovadamente são placebos, as enzimas nada fazem pela queima de gordura localizada ou sistêmica, e, os shakes, além de nutricionalmente inadequados, são enjoativos e não proporcionam saciedade ao paciente.

 Dietas de baixíssimas calorias

Dra. Amanda Epifânio, nutricionista do Citen: não atende às necessidades mínimas do organismo e por isso não são toleradas. Seus efeitos colaterais como tonturas, fraqueza, tremores e sudorese praticamente inviabilizam a continuidade da dieta.

Dra. Ellen Paiva, endocrinologista do Citen: promovem a redução do gasto calórico e desencadeiam quadros compulsivos alimentares.

 Dietas que parecem boas demais para ser verdade ( “Perdi 18 kg com a dieta da pupunha do Amazonas”)

Dra. Amanda Epifânio, nutricionista do Citen: porque por mais sejam irreais e absurdas, estas dietas iludem as pessoas e as tornam ainda mais ignorantes em relação à nutrição, afetando, principalmente, aquelas que vivem em busca de uma alternativa mágica de dieta.

Dra. Ellen Paiva, endocrinologista do Citen: porque nenhum alimento isoladamente pode estar envolvido no processo de emagrecimento, principalmente quando as perdas são grandes. Perder peso dessa forma, assim como ocorre em todas as dietas restritivas, não nos deixa a mínima possibilidade de tornar essa perda duradoura.

Categorias:Artigos Tags:, , ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: