Início > Simpósio > Encontro debate as novidades no tratamento e no diagnóstico da tuberculose no país

Encontro debate as novidades no tratamento e no diagnóstico da tuberculose no país


Um dos destaques do evento será a discussão acerca do novo esquema de tratamento proposto recentemente pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) promove, de 26 a 29 de maio no Hotel Windsor Guanabara, no Rio de Janeiro, o IV Encontro Nacional de Tuberculose e I Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose. O evento é fruto da união de esforços da SBPT com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, da Rede TB e da Parceria Brasileira contra Tuberculose.

De acordo com Marcus Conde, coordenador da Comissão de Tuberculose da SBPT e um dos organizadores do evento, um dos destaques desta edição do Encontro é a realização conjunta do Fórum da Parceria Brasileira contra a Tuberculose. “É um momento bastante oportuno para discutir as modificações no tratamento da tuberculose recentemente implementadas no Brasil, bem como as recomendações internacionais para os cuidados com a doença”. Entre as novidades desta edição destacam-se ainda a realização de cursos pré-Encontro e a gratuidade na inscrição de um número limitado de alunos de cursos de graduação da área da saúde como Medicina e Enfermagem.

Para o evento, a Comissão Científica está reunindo o que existe de novo tanto em termos de pesquisa quanto no campo do diagnóstico e do tratamento.

Conde destaca, ainda, a excelente oportunidade que o Fórum representa a todos os profissionais envolvidos no combate da tuberculose. “É uma chance rara de estarmos juntos, discutindo e debatendo os melhores caminhos a trilhar. Esta é a melhor maneira de reunir todos os envolvidos tanto na assistência quanto na gestão e na pesquisa e ensino da tuberculose para discutir, trocar experiências e interagir com a sociedade civil organizada, com o objetivo de pactuar os mais adequados caminhos para o combate efetivo deste sério agravo de saúde publica”.

A SBPT espera que todos os envolvidos de alguma forma no combate da tuberculose possam participar. “A Tisiologia faz parte do dia-a-dia de todos os pneumologistas, portanto, é de fundamental importância que estejamos presentes no evento para dividir nossa experiência com todos os profissionais da área de saúde”, finaliza Conde.

Os números da  Tuberculose

• O Brasil é um dos 22 países responsáveis por 80% de todos os casos de tuberculose no mundo

• Rio de Janeiro e Amazonas detém as mais elevadas taxas de incidência de tuberculose no país

• Embora de 1999 a 2008 a taxa de incidência de casos notificados no Brasil tenha se reduzido de 51 casos para 37 casos entre cada 100 mil habitantes, a cada ano ainda surgem aproximadamente 80 mil novos casos de tuberculose

• A doença é a quarta causa de morte por doenças infecciosas em adultos no país, e a primeira em pacientes com Aids.

Recentes mudanças no tratamento

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose propôs algumas mudanças no tratamento, que hoje é de 6 meses e utiliza 3 medicamentos distintos. Ainda este ano, segundo Marcus Conde, o tratamento passará a ser com 4 medicamentos, a exemplo do que já acontece em quase todo o mundo. Além disso, os medicamentos estarão sob apresentação de comprimidos em dose fixa combinada (DFC).

Segundo ele, a introdução do quarto medicamento é consequência do aumento de casos resistentes sobretudo ao medicamento isoniazida, um dos que compõe o tratamento. “Foi constatado no Brasil que nos últimos 10 anos houve um aumento na resistência e, em função disso, agrega-se esse 4° medicamento”, complementa.

Serviço:

IV Encontro Nacional de Tuberculose e I Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose

Data: 26 a 29 de maio

Local: Hotel Windsor Guanabara

Endereço: Av. Presidente Vargas, 392, Rio de Janeiro, RJ

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: